Colunista Noticiais RevistaInsideIts

O papel fundamental da cultura na construção da sociedade

Artigo by George Ben

George Ben é Produtor Cultural e Planejamento Estrat´égico em Negócios

https://www.facebook.com/george.bento/ 

https://www.instagram.com/georgebentalkshow/

A arte e a cultura são elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, pois contribuem para a formação de identidades culturais, o fortalecimento da diversidade e o enriquecimento intelectual e emocional das pessoas. No Brasil, a arte e a cultura desempenham um papel fundamental na construção da identidade nacional, pois representam a riqueza e a diversidade cultural do país.A arte é uma forma de expressão que possibilita a criação de novas formas de pensamento e de conhecimento, além de ser um meio para a expressão de emoções e sentimentos.

A cultura, por sua vez, é um conjunto de valores, crenças, costumes, tradições, linguagens e manifestações artísticas de um povo. Através da arte e da cultura, é possível resgatar e preservar a história e as tradições de um país, além de promover a interação entre as pessoas e a valorização das diferenças culturais. Contudo que vem acontecendo na política nacional muitos são os valores que vem se perdendo , levando em conta que a resistência tem sido a das maiores entre os povos menos estruturados.

A cultura brasileira é extremamente rica e diversificada, resultado da influência de diversas culturas ao longo da história do país. As manifestações culturais brasileiras, como o samba, a capoeira, o frevo, o maracatu, o forró, a literatura de cordel, o teatro e o cinema, são reconhecidas mundialmente e representam a diversidade cultural do país. Tudo que acontece em relação aos movimentos culturais poderiam ser auto sustentáveis, o grande problema que percebemos é a falta de apoio organizacional voltado para o negócio e empreendedorismo. Fica claro que muitos dos lugares a reclamação daquele povo que vive da cultura mas não tem base sólida para crescer ainda mais e evoluir dentro da industria conquistas de recursos.

No entanto, a cultura e a arte no Brasil ainda enfrentam muitos desafios, como a falta de investimento e de políticas públicas voltadas para o setor. É preciso que o Estado reconheça a importância da arte e da cultura na formação da identidade nacional e invista em programas e projetos que promovam o acesso à cultura e à arte para todos os cidadãos.

Além disso, a valorização da arte e da cultura deve ser uma preocupação de toda a sociedade, pois são elementos fundamentais para a promoção da diversidade e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. É preciso valorizar e incentivar a produção cultural local, promover a integração entre as diferentes manifestações culturais e garantir o acesso democrático à cultura e à arte. A geração de renda que pode acontecer através da valorização da arte e cultura passa por todos os segmentos da sociedade tanto pelo lado sociológico, comercial , saúde e filosófico.

Em resumo, a arte e a cultura são elementos fundamentais para o desenvolvimento humano e social. No Brasil, elas representam a riqueza e a diversidade cultural do país e contribuem para a construção da identidade nacional. É preciso valorizar e incentivar a produção cultural local e garantir o acesso democrático à cultura e à arte para todos os cidadãos. O obstáculos colocado diante de muitas ações relacionadas chega ser possível ignorar pelo motivo de que todas as regiões do Brasil acontecem núcleos culturais e artísticos, centros culturais, espaços para manifestações e muito mais todos lucram com essas ações locais , todos menos aqueles que realmente fazem acontecer. Fica ai uma observação .

Autor da Serie Comando Alfa Missão Ambiente Limpo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *