Os promotores de um festival anual de cavalos no Japão, inspirado nas épicas batalhas dos samurais, divulgaram hoje, terça-feira (8), que dois animais faleceram e mais de 100 sofreram golpes de calor devido a uma onda de calor intensa.
Neste ano, o Japão testemunhou a temperatura média mais alta já registrada durante o mês de julho nos últimos 100 anos. Durante o decorrer do evento na cidade de Fukushima, os termômetros escalaram até os 35 graus.
Os organizadores revelaram que pelo menos 111 cavalos, além de várias dezenas de espectadores, necessitaram de atendimento médico devido ao calor extremo, resultando em duas mortes equinas.
Realizado anualmente entre os dias 29 e 31 de julho, o festival atraiu mais de 400 participantes trajados como samurais e realizando simulações de combates a cavalo. A celebração contou com uma presença estimada de mais de 120.000 pessoas, conforme relatado pela mídia local.
Yoshichika Hirata, um membro do comitê executivo do festival, comunicou à AFP que os organizadores estão considerando discutir a possibilidade de alterar a data do evento para um período do ano caracterizado por temperaturas mais amenas.